domingo, 26 de junho de 2011

Born This Way e Express Yourself - Plágio ou Não?

Vocês notaram que eu fico puta com GaGa copiando as idéias de outros artistas. Mas, desta vez, GaGa tem razão...

GaGa e seu empresário argumentaram que existem trocentos e cinqüenta músicas que usa esses mesmos acordes e que as pessoas acusaram de plágio porque queriam prejudicá-la. (?!).  Então o que as tornam tão parecidas?

Para começar: apesar do título, as letras não tem nada a ver uma com a outra. E, de fato, Gaga não está errada em relação aos acordes. Afinal, é comum esse encadeamento e variações com I - V – IV – I na música popular. Essa estrutura I –V-IV-I – não necessariamente nessa ordem -  foram usadas tanto em Born This Way como em Express Yourself – e em milhares de outras músicas. É legal notar também que Born This Way e Express Yourself estão QUASE na mesma tonalidade: a primeira está em Si Maior, a segunda em Dó Maior, apenas um semitom de diferença.

Contudo, essa não é a causa principal da semelhança. Até porque, se você usa esse mesmo encadeamento e a mesma tonalidade, mas produzir a música em ritmo de reggae, por exemplo, tenho certeza que não ficariam parecidas.

O que a torna parecidas, na minha opinião: o “humor” das músicas provavelmente por causa da instrumentação e da progressão das melodias – basicamente, culpa dos produtores musicais e do compositor (leia-se: culpa da própria GaGa). Não é o tipo de semelhança que você sobrepõe as duas e vão ficar como uma coisa só, mas é que uma “encaixa” com a outra. Quando ouvi Born This Way no Grammy pela primeira vez, em alguns trechos eu fazia uma mistura com trechos Express Yourself, involuntariamente – e, pelo alarde, não foi só eu que pensava assim. Se quisermos, podemos usar o arranjo de cordas que acontecem em Express Yourself e colocar no fundo de Born This Way, e se encaixariam perfeitamente. É como se pudéssemos pegar elementos de uma e colocar na outra.


E isso é plágio? Não, não é. Plágio é quando se tem, pelo menos, uma frase musical (sem considerar letra) IGUAL ao de outra música, ou, no caso de letra, quando usa alguma idéia ou frase sem autorização do autor. Nenhum dos casos é o de Born This Way. 

Tenho que admitir: até onde eu sei, GaGa nunca copiou/plágiou músicas. Até porque ela está há 20 anos envolvida com música, estudando piano, harmonia e composição, então não duvido da capacidade de ela ser original quano a composição.

As músicas, de fato, se parecem por causa do “humor” que elas passam devido a produção/instrumentação e ao ritmo, então achei equivocado ela declarar que as pessoas (provavelmente, fãs da Madonna) queriam prejudicá-la só porque a música tinha chegado em primeiro na Billboard. As pessoas e a mídia, na verdade, estão sempre preocupadas em prejudicar o artista ou vê-lo na pior (a não ser, claro, que você seja o fã). 

Não precisa ter música em primeiro na Billboard para que tentem te prejudicar. Basta entrar no cenário pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário